Vacuum forming: o que é, quais as vantagens e onde encontrar?

Publicado por admin em

Vacuum forming é um processo de modelagem a vácuo, utilizado para confeccionar produtos tridimensionais a partir de chapas bidimensionais de polímeros termoplásticos. Para isso, são utilizadas máquinas que aquecem a matéria-prima até que seja possível realizar a modelagem a partir da pressão negativa de sucção.  

Oferecendo uma alternativa com elevada intensidade de produção em pouco tempo, esse padrão ainda se destaca pelo baixo consumo de matéria-prima, muito importante para a economia de recursos. 

Qual a aplicação do vacuum forming? 

O vacuum forming possui diversas aplicações, sejam voltadas a pessoas físicas ou jurídicas. Dentre elas, vale destacar itens voltados para a proteção de produtos em embalagens, principalmente focadas na otimização da experiência do consumidor e, claro, no armazenamento e transporte desses itens.

Porém, também é possível citar a fabricação de objetos mais “comuns”, como: 

  • Bandejas;
  • Copos;
  • Máscaras;
  • Potes;
  • Pratos;
  • Prendedores;
  • Separadores de talheres;
  • Tampas.

Como é realizado o serviço de vacuum forming? 

Assim como citamos no início do artigo, para fazer vacuum forming é necessário utilizar um equipamento específico para essa atividade, conhecido como máquina de vacuum forming — autoexplicativo. 

Porém, antes de serem confeccionados, os produtos que passarão por esse aparelho devem ser trabalhados conforme moldes específicos, que visam suprir cada uma das necessidades mapeadas previamente por profissionais responsáveis por essa área. 

Vale destacar que, mesmo não sendo regra, é comum que, para fazer vacuum forming, sejam utilizados  padrões de máquina, que são: 

  • 29cm x 45cm;
  • 40cm x 60cm;
  • 60cm x 80cm.

É importante compreender que em ambos os casos ainda existem particularidades que podem impactar nos resultados dos projetos. E, claro, outros modelos podem ser encontrados, desde que sigam, também, um padrão de qualidade para todas essas variações. 

Como fazer molde para vacuum forming? 

Podendo ser apontado como o coração de todo esse processo, o molde para vacuum forming é o que garante que essa atividade alcance os resultados esperados. No entanto, para isso, é fundamental que esse objeto seja confeccionado da maneira correta. 

Existem várias formas de se realizar isso, inclusive com diversas matérias-primas, de maneira manual ou automática. Nesse caso, essa variação ocorre conforme acordos entre o cliente e a prestadora de serviços, que estabelecem a melhor maneira de se realizar essa etapa. 

Produtos em termoplástico

Onde realizar vacuum forming? 

Considerando os pontos acima, fica evidente a importância de se investir em companhias especializadas nesse tema, como a Chusma Indústria

Há anos operando nesse setor, a empresa cresceu e se consolidou como uma referência na área, oferecendo produtos e serviços para todos os aportes financeiros. 

Por isso, não perca mais tempo! Entre em contato com a Chusma Indústria e solicite um orçamento especial para o seu projeto. 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *